Foto: "A Árvore e o Mar", de Alberto Carneiro
A Direção-Geral das Artes comunicou hoje aos candidatos o projeto de decisão relativo ao Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição – Artes Visuais 2021.
Com uma dotação financeira de um milhão de euros, este Programa tem como principal objetivo estimular a oferta cultural, através do financiamento de projetos nas áreas da arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media. Destaca-se o facto de, pela primeira vez, a DGARTES abrir um concurso exclusivamente dedicado a projetos de artes visuais nos domínios da criação e edição (anteriormente estes projetos concorriam juntamente com os de artes performativas), indo assim ao encontro tanto das expetativas dos profissionais desta área como das especificidades das várias disciplinas. Serão apoiadas 50 candidaturas, o que representa um aumento de 50% no número de projetos a apoiar (em 2020, foram apoiados 25 projetos de artes visuais, no concurso conjunto de criação e edição).
A conjugação de dois fatores terá contribuído, de forma decisiva, para os resultados positivos obtidos neste programa. O aumento significativo da dotação financeira face a 2020 – mais 590 mil euros – permitiu reforçar os patamares financeiros de quatro para cinco. Por outro lado, a atual possibilidade de transição entre patamares – introduzida na sequência da revisão de 2021 do modelo de apoio às artes – possibilitou viabilizar projetos elegíveis que não o seriam por inexistência de dotação financeira no patamar a que se candidataram. No Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição – Artes Visuais 2021 serão apoiadas duas candidaturas no patamar de cinquenta mil euros, cinco no de quarenta, oito no de trinta, onze no de vinte e 24 no patamar de dez mil euros.
É ainda de salientar que este concurso visa o financiamento de projetos que integram uma ou várias atividades até ao limite de execução de 18 meses, o que contribui para concretizar a estratégia de reforço e dinamismo que a DGARTES tem vindo a imprimir nos últimos programas de apoio. Na mesma linha, sublinha-se a preocupação que este programa de apoio revela com dimensões fundamentais para uma cultura de sustentabilidade, investimento, inovação, transição digital, igualdade de género, promoção da diversidade étnica e cultural, preservação ambiental, inclusão social e coesão territorial, objetivos que foram agora ainda mais valorizados, com impacto direto na avaliação das candidaturas.
INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA
Consulte os resultados por área artistica, domínios, região e patamares financeiros.
Data de publicação: 31-01-2022