Fotografia: "De Cá Para Lá", de Paulo Lage | © Gonçalo Villaverde
Na edição de 2021 do Apoio a Projetos - Internacionalização serão financiados, de acordo com o projeto de decisão, 71 projetos artísticos, mais 10 do que em 2020. A dotação financeira para a Internacionalização ascende a 720.000 €, o que corresponde a um aumento de 28% em relação a 2020.
Relativamente às áreas artísticas mais representadas, destacam-se os projetos na área da Música (25), do Teatro (17), das Artes Plásticas (11), do Cruzamento Disciplinar (7) e da Dança (5).
Este programa tem como principal objetivo dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, através da cooperação com outros países. Pretende, ainda, contribuir para promover a diversidade étnica e cultural, estimular a transição digital na área das artes, promover a acessibilidade física, social e intelectual de artistas e públicos, e incentivar o surgimento de mecanismos alternativos - presenciais, virtuais ou mistos - de apresentação de obras e projetos artísticos.
A dinamização da arte e da cultura portuguesa em França e em Espanha é, este ano, o objetivo estratégico deste Programa de Apoio, tendo em conta o contexto propiciado pela realização da Temporada Cruzada Portugal-França e considerando a opção estratégica da política externa portuguesa que privilegia o fortalecimento das relações com os países mais próximos, no caso Espanha, no quadro do desenvolvimento das relações bilaterais.
Após a audiência de interessados, serão conhecidos os resultados finais. O prazo de execução dos projetos financiados decorre entre 1 de janeiro de 2022 e 30 de junho de 2023.
Data de publicação: 30-11-2021