Fotografia: "De Cá Para Lá", de Paulo Lage | © Gonçalo Villaverde
Estão abertas até 22 de setembro de 2021 as candidaturas para o Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização, nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar.
Com uma dotação financeira de 720.000 € (setecentos e vinte mil euros), este Programa de Apoio tem como principal objetivo dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, através da cooperação com outros países.
Com esta linha de financiamento pretende-se, ainda, contribuir para promover a diversidade étnica e cultural, estimular a transição digital na área das artes, promover a acessibilidade física, social e intelectual de artistas e públicos, e incentivar o surgimento de mecanismos alternativos - presenciais, virtuais ou mistos - de apresentação de obras e projetos artísticos.
Dinamizar a arte e a cultura portuguesa em França e em Espanha é, este ano, o objetivo estratégico da presente linha de financiamento, tendo em conta o contexto propiciado pela realização da Temporada Cruzada Portugal-França e considerando a opção estratégica da política externa portuguesa que privilegia o fortalecimento das relações com os países mais próximos, no caso Espanha, no quadro do desenvolvimento das relações bilaterais. A DGArtes assume também este eixo prioritário na sua ação cultural externa.
Os projetos candidatos devem integrar maioritariamente atividades públicas, incluindo no estrangeiro, com calendário de execução entre 1 de janeiro de 2022 e 30 de junho de 2023.
A avaliação das candidaturas ficará a cargo de uma comissão de apreciação independente, que integra os especialistas António Caldeira Pires e Daniel Tércio.
Identificada como uma área estratégica da atual política cultural, a internacionalização das artes e da cultura portuguesa pode incluir, no contexto dos vários programas de apoios promovidos pela DGARTES, subdomínios de atividade como o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, ações de intercâmbio e acolhimento de promotores em contexto específico, a tradução e edição de obras nacionais para línguas estrangeiras e, ainda, a integração em redes internacionais.
CONSULTE O AVISO DE ABERTURA DO CONCURSO
CONSULTE O MANUAL DO CANDIDATO
Data de publicação: 20-08-2021