"O Aqui" (2017) . © Vo'Arte / CiM – Companhia de Dança
Já são conhecidos os resultados provisórios do Programa Arte sem Limites - Acessibilidade à Oferta Artística, aberto pela DGARTES em novembro deste ano, com um montante global disponível de 120 mil euros. Nesta linha de apoio, serão financiados 8 projetos, número que corresponde ao total de candidaturas elegíveis: 4 na área de teatro, 3 de cruzamento disciplinar e 1 de dança, para um montante financeiro global de 87.780,02 €, total do apoio solicitado pelas 8 entidades elegíveis.
Estes projetos, a implementar até ao final do próximo ano, deverão contribuir para a captação, sensibilização e qualificação de públicos diversificados, integrando ações de promoção, proximidade e acessibilidade.
O Programa Arte sem Limites - Acessibilidade à Oferta Artística tem como principais objetivos garantir o acesso a pessoas com deficiência e/ou S/surdas à oferta artística em diferentes espaços de apresentação, promovendo a inclusão de serviços de acessibilidade (interpretação em Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, Sessões Descontraídas, entre outros) nas criações desenvolvidas pelas estruturas artísticas portuguesas.
Destaca-se, no contexto desta linha de apoio, a parceria com a Acesso Cultura, uma associação sem fins lucrativos que, desde 2013, tem desenvolvido um trabalho importante de promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. A sua atividade, que inclui projetos de investigação, formação, divulgação, consultoria técnica em espaços culturais e cooperação com organismos congéneres, nacionais e estrangeiros, tem contribuído de forma decisiva para colocar este tema no centro da reflexão, do diálogo e da prática dos setores cultural e artístico.
A fase de audiência de interessados decorre a partir de hoje até ao dia 14 de janeiro de 2021.
Data de publicação: 29-12-2020