A DGARTES/MC divulgou hoje, dia 16 de agosto, o projeto de decisão do concurso “Arte e Periferias Urbanas”, resultado de um acordo de parceria celebrado com a AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA).
Com uma dotação global de 500 mil euros, serão financiados 10 projetos artísticos, a realizar em parceria com entidades locais, em periferias urbanas da Grande Lisboa (4), do Norte (3), da Península de Setúbal (1), Oeste e Vale do Tejo (1) e Alentejo (1).
Dos projetos a apoiar, destaca-se a distribuição pelos domínios da criação (6 projetos), programação (3), e ações estratégicas de mediação (1), e pelas áreas artísticas do cruzamento disciplinar (5), das artes visuais (3), da dança (1) e do teatro (1).
Destaca-se, ainda, que o montante médio de financiamento será de cerca de 49 000,00€ por projeto.
“Arte e Periferias Urbanas” é um concurso inédito que pretende promover o acesso à criação e fruição culturais e valorizar a interligação entre dinâmicas culturais das periferias e dos “centros”, fomentado a coesão em contexto urbano.
Para este efeito, são consideradas “periferias urbanas” as zonas que, apesar de se localizarem em contexto urbano, surgem simbólica e/ou materialmente afastados do “centro”, ou seja, não estão integrados nas dinâmicas urbanas e, consequentemente, constituem um urgente desafio em termos de promoção da cidadania e da coesão sócio territorial.