Foram hoje divulgados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) os resultados do programa de apoio a projetos “Apoio Complementar ao Programa Europa Criativa 2023”. São apoiados todos os projetos candidatos, num total de 15, com um montante financeiro global de 116 952€, valor correspondente ao montante solicitado.
Este apoio tem como objetivo reforçar o financiamento a cinco entidades coordenadoras e dez entidades parceiras, de projetos já selecionados pelo programa Europa Criativa (calls de 2022 e 2023), tanto na vertente “Cultura” como na vertente “Transetorial - Creative Innovation Lab”. Este apoio complementar permite a estas entidades portuguesas assegurarem parte do autofinanciamento exigido pelo programa Europa Criativa.
São apoiados 9 projetos da call de 2022 e 6 da call de 2023, nas áreas artísticas de dança (4), de música (3), de artes plásticas (2), de circo (2), de teatro (2), de cruzamento disciplinar (1) e de fotografia (1).
Este apoio complementar plurianual (2024-2026) destina-se a projetos de criação, programação, circulação nacional, internacionalização, ações estratégicas de mediação, edição, investigação e formação, nas áreas das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes de rua e cruzamento disciplinar. Tem como objetivos, entre outros, dinamizar a internacionalização das artes e cultura portuguesa, contribuir para a diversidade e qualidade da oferta artística, promover a participação e qualificação de comunidades e públicos, valorizar boas práticas de mediação de públicos e incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor.
MAIS INFORMAÇÕES
Conheça os resultados no Balcão Artes
Data de publicação: 14-12-2023